Sporting

ÚLTIMA Hora: Extra Sporting; Incêndio em Portugal mobiliza centenas de operacionais

Fogo continua ativo e por dominar; Chamas começaram a consumir uma zona de pinhal ao final da manhã desta sexta-feira, dia 13 de setembro

Um incêndio que lavra desde das 12h35, desta sexta-feira, dia 13 de setembro, em zona de mato, em Silvares, no concelho do Fundão, já mobilizou mais de 400 operacionais, nove meios aéreos e 120 meios terrestres às 16h30, segundo avança a Proteção Civil.

“A situação está grave, o fogo está a avançar a uma intensidade enorme. Os bombeiros estão a fazer uma linha de proteção a um conjunto de casas, porque o fogo está a passar perto das habitações”, disse Cláudia Pereira, presidente da junta de Silvares, à Rádio Renascença.

Em declarações à RTP3, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, confirma que as chamas estiveram a poucas dezenas de metros da primeira fila de habitações da vila de Silvares: “O risco ainda não está totalmente debelado. Na zona do perímetro de Silvares houve uma aproximação a cerca de 60 a 70 metros da frente de fogo das primeiras casas no lugar onde se criou um perímetro de segurança”.

“Esse perímetro de segurança e a alteração do vento, para já, essa vertente está protegida. Devido às condições do vento, estamos muito longe de poder referir que a vila de Silvares está segura”, declarou o autarca. De acordo com o Comando Sub-regional Beiras e Serra da Estrela, citado pela agência Lusa, as condições para o combate ao incêndio não são as mais favoráveis, uma vez que “há vento e o terreno no local é acidentado”.

O fogo atingiu uma casa na zona histórica do Fundão e provocou um ferido ligeiro e deixou duas famílias desalojadas. O comandante dos Bombeiros Voluntários do Fundão, José Sousa, adiantou à agência Lusa que as chamas consumiram o edifício “do primeiro andar ao telhado” e que as casas ficaram inabitáveis. O ferido é um homem de 60 anos, que residia no primeiro andar.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button