Última hora: Samu com o “perfil” desejado no FC Porto e Otávio fora do “olho do furacão”: a análise de Vítor Bruno
Treinador do FC Porto e o triunfo em Guimarães

Vítor Bruno considera que o FC Porto deu um salto de qualidade no plano ofensivo na segunda parte, no triunfo alcançado em Guimarães, por 2-0.
“Fazia parte do plano tentar desgastar a função defensiva do Vitória, que só sofreu dois golos nos jogos disputados. Tentámos procurar caminhos de forma eficiente, para tentar encontrar espaços e poder ameaçar a linha de médios do Vitória. Conseguimos fazer isso e bem, faltou-nos os 25 metros finais do campo. Na 2ª parte seria importante ameaçar a primeira linha. Os primeiros 75 metros estavam lá mas o campo tem 100. A vitória é claramente justa, mas são três pontos, não mais do que isso”, começou por dizer o treinador portista à Sport TV, onde elogiou Samu, autor de um bis, e explicou por que motivo Otávio ficou fora da ficha de jogo.
Samu:
“O Samu está a começar a conhecer os colegas, percebeu-se que a linguagem corporal não é a melhor com os colegas. O Samu tem feito um percurso alavancado na sustentabilidade diária, com colegas novos, a forma como ataca os espaços. É o perfil que queremos no FC Porto, mas temos outros. Esteve bem, mas estou contente com todos, para perceber os jogadores e o que têm na frente, para aparecerem a nível alto. Na 2ª parte, o Vitória estava a ficar desgastado e percebeu-se isso. O Fran [Navarro] pode fazer isso também e o Danny também está a perceber isso. Algo inegociável é o compromisso com a equipa.”
Eustáquio fundamental?
“Eles são todos importantes, não me canso de dizer. Não digo da boca para fora, é um excelente profissional, como é o Vasquinho, perceber de que forma podemos melhorar o jogo. Fez um jogo bom, disciplinado e as vezes é difícil dar a resposta que ele deu. Às vezes é difícil olhar para o adversário e perceber como é que os nossos jogadores podem crescer. O Stephen e eu já nos conhecemos, ele não é novo aqui, e assim é mais fácil”
Otávio de fora:
“O Otávio não jogou, vai começar a especulação, é natural. Tem a ver com tirar o jogador do olho do furacão. Obviamente que as pessoas olham para os erros, às vezes é preciso sair de cena e tirar os holofotes dele”
Jogo com o Bodo na Noruega
“Sermos sérios, atacarmos o treino amanhã e pensar no jogo de quarta-feira. Muita gente se calhar não conhece o Bodo Glimt, mas é uma boa equipa, com um ambiente difícil, como era aqui, onde estivemos bem”