Santana Lopes ‘rasga’ Martínez: “Não gosta do Sporting”
Antigo Presidente do Clube de Alvalade deixou duras críticas à gestão do selecionador nacional, que vem sendo muito criticado nos últimos dias

Pedro Santana Lopes, antigo Presidente do Sporting, foi uma das várias figuras que deixaram fortes críticas a Roberto Martínez. Em causa está a não utilização de Geovany Quenda, jovem talento do Sporting, no último jogo da Seleção Nacional – caso tivesse jogado, o ala tornar-se-ia no mais jovem a representar a equipa A de Portugal.
O antigo Primeiro Ministro já tinha deixado palavras fortes direcionadas ao técnico espanhol, na sua página pessoal da rede social X, mas aprofundou a revolta sentida para com a situação do diamante leonino, em declarações prestadas ao jornal O Jogo.
“É manifesto que é mais difícil para um jogador do Sporting ser chamado e jogar pela Seleção. O selecionador anda à procura de valores lá fora, que ninguém sabe de onde vêm, quando tem estes cá [jogadores do Sporting, como Trincão e Pedro Gonçalves]. Não gosta do verde”, começou por dizer.
“Foi uma maldade. E se agora mudar de seleção [nasceu na Guiné-Bissau]? É pouco provável, mas não se faz. O Martínez sabia que ele podia bater o recorde do Futre. Levou-o para o banco, podia tê-lo deixado na bancada, por isso o normal seria entrar. Por dois dias… Por que é que não entrou? Porque defende mal? Joga como ala no Sporting, num sistema de três centrais”, rematou.
Geovany Quenda já tinha sido chamado para o duplo confronto da Seleção, no passado mês de outubro, e voltou a ser convocado para o jogo frente à Croácia, acabando por não saltar do banco de suplentes em nenhum dos encontros. O ala do Sporting está a cumprir a temporada de estreia na equipa A dos leões, participando em todos os 18 jogos do até ao momento, nos quais fez dois golos e uma assistência.