Diretor desportivo do Sevilha lamenta não ter comprado Gyokeres, do Sporting, por 14 milhões
Internacional sueco é, atualmente, um dos avançados mais cobiçados do futebol europeu, fruto das suas recorrentes boas exibições

Víctor Orta, atual diretor desportivo do Sevilha, recordou a altura em que trabalhava no Leeds e acabou por não contratar Viktor Gyokeres, agora avançado do Sporting, uma vez que não quis chegar aos 14 milhões de euros para garantir a sua transferência.
“Quando estava no Leeds não quis chegar aos 14M por ele. Casos como o de Gyokeres são as boas surpresas que o futebol nos dá, naquelas coisas que não conseguimos medir”, revelou, à margem de uma aula na Pós-Graduação em Organização e Gestão da Liga Portugal Business School.
De resto, também Francisco Matos, treinador português, acabou por tecer alguns comentários sobre o internacional sueco: “A equipa técnica trabalha em conjunto com o scouting para tomar as melhores decisões. Gyokeres é um caso de casamento perfeito. Estilo de jogo enquadrado perfeitamente no perfil do treinador e assim é constituído um bom trabalho de scouting”, atirou.
Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 18 encontros (1.526 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 23 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.