Pólvora seca: Sporting com registo assustador diante do Santa Clara
João Pereira, novo treinador dos leões teve uma estreia para esquecer em jogos do campeonato e, além da derrota, igualou marca negativa
O Sporting foi derrotado para o campeonato ao fim de 12 jornadas. Os pupilos de João Pereira perderam o encontro da décima segunda ronda, na receção ao Santa Clara, por 1-0. Além do primeiro desaire, foram alguns os dados estatísticos que marcaram o mau início do novo treinador, nomeadamente o capítulo dos remates.
Os leões atingiram um registo que não se via há sete meses em Alvalade: remataram apenas quatro vezes no enquadramento da baliza açoriana. O desacerto toma outras proporções tendo em conta que os verdes e brancos fizeram 21 disparos no total.
A última vez que os leões apresentaram dados semelhantes foi a 21 de abril, na reta final do campeonato 23/24, que o Sporting iria conquistar. Diante do Vitória de Guimarães, os verdes e brancos enquadraram quatro remates, mas com duas diferenças: atiraram muito menos – apenas 10 no total – e marcaram muito mais, terminando o encontro com um 3-0.
Já o Santa Clara, não chegou sequer a fazer melhor que o Sporting. Os pupilos de Vasco Matos acertaram na baliza guardada por Vladan Kovacevic em três dos quatro remates que fizeram durante o jogo. Um número baixo em quantidade, mas alto em eficiência, se tivermos em conta que os açorianos terminaram a partida com apenas 0,37 golos esperados, contra os 1,51 conseguidos pelos leões.
O Sporting, que tinha até ao momento 11 vitórias em 11 jogos, mantém os 33 pontos com que entrou para a jornada 12 do campeonato nacional. Já sabe que não pode perder a liderança nesta jornada, mas terá de esperar para ver se os rivais vão conseguir encurtar distâncias, após o primeiro desaire na Liga Portugal Betclic.