Ex Sporting culpa Amorim: “Se tivesse tido essa oportunidade…”
Jogador que passou bastantes anos nos quadros dos leões lembrou um dos momentos que pode ter definido o rumo da sua carreira
Ivanildo Fernandes, jogador que esteve várias temporadas no Sporting, não esquece o clube que o viu crescer, mas abordou o facto de nunca se ter estreado pela equipa principal dos leões, abordando a forma como tal poderia ter corrido de outra forma se tivesse tido a possibilidade de se mostrar a Ruben Amorim.
“A minha passagem pelo Sporting foi duradoura, acredito que foi onde me desenvolvi mais como atleta. Também fiz muitas boas amizades no Sporting, mas, infelizmente, não consegui fazer a minha estreia pela equipa principal. Ficou esse sentimento de… não digo tristeza, mas por realizar. Foi um dos motivos pelos quais não me consegui sentir realizado no Sporting. Tinha vindo de clubes de Lisboa, mas inferiores ao Sporting, então, tinha muito para aprender, e, no Sporting, aprendi. Desenvolvi-me muito, fisicamente, a nível tático… Foi uma experiência muito importante para mim e lançou a minha carreira”, começou por dizer, em declarações ao ‘Desporto ao Minuto’, lembrando a sua relação com Jorge Jesus.
“Tivemos sempre uma relação muito boa. Gostei muito de treinar com o mister Jorge Jesus, porque ele era um treinador exigente e perfecionista com os defesas. Foi nos treinos defensivos com o mister Jesus que eu mais cresci, porque como ele era rigoroso. Acredito que foi aí que dei um salto a nível tático, até porque ele nos obrigava a estarmos sempre concentrados e focados na nossa tarefa defensiva. Ele dizia: ‘Se a minha equipa não sofre golos, então, não perde jogos’. Deu-me uma grande ajuda no posicionamento em campo e na leitura do jogo”, atirou de seguida, antes de comentar as diferenças que vê no Sporting desde então.
“Na altura, quando eu estava no Sporting, passámos por uma fase muito difícil, como toda a gente sabe. Era um Sporting que não ganhava, um Sporting que estava há vários anos sem conquistar títulos… Houve uma remodelação na estrutura do clube para melhor e viram-se melhorias. Daí, começaram a conquistar títulos e começaram a vencer mais vezes. No meu tempo, o clube estava a passar uma fase difícil e, com a remodelação que houve na estrutura, foi possível fazer uma melhor campanha, como é o caso agora”, prosseguiu.
“Fui emprestado, e, quando voltei ao Sporting, não tive nenhum contato com o treinador Ruben Amorim, não cheguei a treinar com ele. Quando voltei de empréstimo, não tive nenhum contato com ele, comecei a treinar com a equipa B e, então, não tive a oportunidade de me mostrar. Acredito que, se tivesse tido essa oportunidade, talvez a minha carreira pudesse ter tido outro rumo”, afirmou.